Os serviços de contabilidade são fundamentais para o funcionamento e a boa gestão de uma empresa. Todo empreendedor que quer acompanhar o crescimento do seu negócio deve comprometer-se com a contratação de um bom contador, ou uma empresa de contabilidade capacitada.
Conhecer a fundo a situação financeira do seu negócio permite que você administre e tome decisões mais acertivas durante o surgimento de novos desafios. Além disso, é uma ótima forma de compreender melhor suas despesas, dívidas, lucros e rentabilidades do negócio.
Então, como escolher um contador ?
Nosso objetivo principal é ajudar você a se informar e aprender mais sobre a gestão financeira e administração empresarial do seu negócio. Assim, hoje falaremos sobre os cuidados que deve tomar ao contratar um contador ou empresa de contabilidade. Aprenda com as dicas a seguir!
1) Credibilidade e confiança são fundamentais
O mercado está cheio de profissionais, mas alguns se destacam mais do que outros pela excelência, perfeição e pontualidade de seus serviços. Esses profissionais devem ser muito mais valorizados, pois os empreendedores tem uma maior confiança que o trabalho será feito de forma correta. Procure por esses serviços!
Por muitas vezes, pensamos em procurar profissionais com serviços mais baratos. Porém, se tratando de contabilidade, é melhor pagar um pouco mais caro e ter a certeza que o trabalho será bem feito, do que ter prejuízos futuros e mais dor de cabeça.
Além do mais, um contador tem acesso a vários dados e informações legais de uma empresa. Entre eles, registro de patrimônio, movimentações financeiras, pró-labores, custos e despesas, entre outros. É fundamental que essa pessoa seja de confiança e tenha uma postura profissional para ter êxito no trabalho.
2) Procure por empresas e contadores flexíveis em relação a suporte
Algumas questões da empresa podem surgir de uma hora para outra. Afinal, imprevistos acontecem e surgem diariamente.
Tenha certeza que você pode contar facilmente com o atendimento e os esclarecimentos do seu contador. Só assim você pode ficar mais tranquilo com o andamento do seu negócio.
3) Serviços incluídos e taxas de cobrança
As empresas de contabilidade e o contador não são responsáveis pelo pagamento de tributos e contas, e nem pela realização de cobranças. Os pagamentos desses títulos são de total responsabilidade da empresa.
Com isso, verifique bem o seu contrato de serviço com a empresa de contabilidade ou o contador. Deixe claro o que está ou não incluído no serviço, para que não acontece desentendimentos futuros.
Os honorários do serviço de contabilidade não são fixos. Com isso, o preço final e as assessorias podem variar de acordo com a necessidade do cliente. Pesquise preços e seja objetivo com os serviços requisitados.
4) Acompanhe os serviços
Procure acompanhar mensalmente os relatórios gerados pelo seu contador. As informações constantes nos relatórios contábeis são de extrema valia e podem auxiliá-lo muito na tomada de decisão.
Você, como empreendedor e maior responsável pelo seu negócio, acompanhe e fiscalize todos esses dados. Averiguando e informando qualquer discrepância encontrada.
5) Busque praticidade com o auxílio da tecnologia
Usar a tecnologia para troca de informações com o seu contador é fundamental para uma relação eficiente. A troca de documentos físicos, ainda é necessário em algumas situações, mas o papel, na maioria das vezes, pode facilmente ser substituído por uma planilha ou arquivo. Procure integrar o sistema de gestão financeira da sua empresa com o sistema do seu contador, desta forma os processos ficarão muito mais eficientes e as informações chegarão a você com muito mais velocidade e assertividade.
Siga essas dicas, e você terá muito sucesso na contratação de uma empresa de contabilidade para a sua empresa! Afinal de contas, ter a contabilidade em dia será um dos principais ativos de um empreendedor responsável e comprometido com o seu negócio.
0 Comments
[…] Veja também: 5 cuidados que você deve ter ao contratar sua contabilidade […]
[…] sejam gerenciados e acompanhados por um especialista, tornando-o mais simples, seguro e ágil. Nesta matéria, já falamos dos cuidados que você deve ter ao contratar um contador – leia na […]