Cada vez mais frequente nas empresas brasileiras, o termo Accountability refere-se a aspectos éticos e de prestação de contas, responsabilização e transparência, condições essenciais para qualquer negócio.
Também é uma forma de basear a tomada de decisão, efetuar melhorias e organizar melhor os processos da empresa. Mas como colocar isso em perspectiva? Veja a seguir o que é Accountability e como aplicar na sua organização!
O que é Accountability?
Não há uma tradução exata para Accountability. Em termos gerais, refere-se à a qualidade ou o estado de responsabilidade. É um conceito cada vez mais difundido em gestão de empresas e gestão de pessoas.
Afinal, o capital humano é o que dá sentido a organização e a forma como os papéis e funções, bem como as suas implicações, são colocados na empresa refletem no seu sucesso e crescimento.
Logo, Accountability tem a ver com a capacidade de colocar e aceitar a responsabilidade pelas ações ou assumir a obrigação de ser responsável por uma função.
É uma forma de praticar aspectos de ética, controle e organização dos processos, prestação de contas em todos os setores, mensuração de resultados e erros, gestão de riscos e erros, a relação de punições e recompensas e otimização do contexto organizacional.
Como funciona?
É uma prática que deve fazer parte da rotina da empresa e engajar os colaboradores. A ideia é evitar erros pela gestão de responsabilidades. Para isso, a empresa pode adotar um conjunto de estratégias e mecanismos de controle.
Há muitos especialistas que falam sobre este conceito. Alguns sugerem a seguinte estruturação para esta prática:
- Reconhecer o problema.
- Assumir a responsabilidade do problema e dos resultados.
- Criar soluções.
- Aplicar as soluções criadas.
Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Apesar de envolver todas as pessoas de uma organização, o termo é muito mais conhecido nos setores de RH, ou melhor, nos novos paradigmas de RH. Como este setor não é mais um centro de custos e sim um setor estratégico, lança a cada dia novas metodologias de tomada de decisão e valorização de processos inovadores e estratégicos. Um reflexo disso é a Accountability, enquanto modo de ser na empresa.
Quanto mais ampla a relação da empresa com as pessoas e equipes e a tomada de novas responsabilidades por parte dos colaboradores, como forma de crescimento pessoal e profissional, é preciso que haja também um controle ético e de prestação de contas. Isso deve envolver todas as funções de modo programado e constante.
Assim, o Accountability traz a ideia para alinhar metas individuais e da equipe com estratégias do negócio, fortalecer as responsabilidades e oferecer a visão ética aos entre os colaboradores, além de fazer uso de ferramentas de gestão importantes, como o feedback e a comunicação interpessoal, por exemplo.
Como aplicar o Accountability?
O conceito de Accountability é bem personalizável. Pode-se criar boas práticas, políticas de responsabilização e prestação de contas e planos de mensuração de resultados, além de estar intrínseco na relação de lideranças e liderados e em suas conversas periódicas. É importante que esta prática esteja dentro da rotina do colaborador e alinhada com a cultura organizacional.
Benefícios do Accountability para a empresa
Estes são alguns benefícios do Accountability – prática de valores, prestação de contas e responsabilização – para o seu negócio:
- Traz transparência e abertura no ambiente de trabalho.
- Organiza os aspectos de responsabilidade e tomada de decisão.
- É um termômetro para o desempenho das pessoas, equipes e da própria empresa.
- Torna a prestação de contas algo comum e saudável.
- Garante relações de confiança.
- Otimiza a comunicação e o diálogo, impactando em toda a produtividade.
- Oferece o crescimento ao colaborador e permite que ele desempenho o seu papel amplamente.
- Proporciona mais foco nos resultados.
- Reduz riscos e danos.
- Integram melhor os setores e lideranças com o setor de Gestão de Pessoas e RH.
- Permite gerenciar melhor as crises.
- Fortalece a marca.
- Alinha melhor os objetivos do negócio com o colaborador.
- Padroniza critérios, responsabilidades e expectativas.
- Otimiza a distribuição de recursos.
- Promove o feedback e as recompensas.
Veja também:Employer Branding – Por que é tão importante?
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