Skip to content

Automação Fiscal – 10 vantagens para o seu negócio

A imagem ilustra uma mão masculina com um terno, tocando em engrenagens virtuais que parecem flutuar no ar, simbolizando a interatividade e a eficiência que a 'Automação Fiscal' proporciona aos processos fiscais e contábeis.

Há muitas formas de garantir que a sua empresa tenha os melhores resultados no setor fiscal e financeiro. Uma delas é contar com a tecnologia. Por exemplo, a automação fiscal é a realidade de muitos dos negócios que mais crescem no Brasil. Afinal de contas, em um cenário tão competitivo, não é possível dedicar horar e recursos dedicados ao fisco. A seguir, veja algumas vantagens da automação fiscal!

O que é automação fiscal?

Você sabia que além de tempo o gestor brasileiro gasta em média 1,5% de todo o seu faturamento anual com automação fiscal? Isso em boas condições, pois quando ocorrem erros, os riscos elevam os custos. Trata-se de uma série de ações e atividades muito burocráticas, que levam as empresas a buscarem soluções ágeis, assertivas e enxutas.

Para isso surgiu a automação fiscal, que efetiva estas ações a partir de recursos tecnológicos e inteligentes, a fim de gerir e realizar tarefas repetitivas do setor fiscal, deixando os colaboradores mais livres para atuarem de forma estratégica.

Este processo ocorre por meio de computadores e softwares e visa principalmente o preenchimento de notas fiscais, lançamentos, baixas, documentação e registro de atividades, entre outras facilidades. Você pode otimizar o processo na sua empresa ou contar com uma assessoria contábil que ofereça estes recursos – como é o caso da OSP Contabilidade, empresa situada em Campinas, que atende negócios de todo o Brasil.

A seguir, confira 10 vantagens oferecidas pela automação fiscal!

1)  Ganho de tempo e agilidade

Nenhuma empresa tem tempo a perder, pois isso custa dinheiro. Desta forma, o ganho de tempo e atividades estratégicas é um benefício imediato da automação. Bastam alguns comandos que o sistema passa a registrar, enviar, conferir e armazenar as informações fiscais. A pesquisa por informações também se torna mais fácil.

2) Simplicidade nos processos

Quanto mais simples e enxuto o processo, mais ágil ele é. Uma vez otimizado o processo fiscal, toda a empresa se beneficia, pois as informações ficam à disposição em tempo real e outros processos se tornam também mais ágeis e fáceis de lidar.

3) Redução de riscos e falhas

Os processos fiscais manuais oferecem muitas falhas e erros, que podem resultar em multas, taxas e perdas de divisas. Com a automação fiscal, não há comprometimento do trabalho humano e os riscos são bastante reduzidos.

4) Gestão à distância

Certamente, esta é uma grande vantagem da automação fiscal. Todo o processo ocorre remotamente, bastando o acesso à internet para integrar os computadores e aplicativos da empresa. Todas as informações do processo fiscal também são integradas e disponibilizadas em tempo real.

5) Redução de custos

Esta também é uma das vantagens principais da automação fiscal. O processo automatizado é muito mais em conta que o processo realizado por colaboradores. Além disso, é mais rápido, o que permite uma performance produtiva muito melhor. Oferece à empresa maior valor agregado e reduz perdas em relação aos erros e falhas.

6) Segurança jurídica

Ter em dia todos os documentos fiscais é algo essência. A automação fiscal permite ter mais segurança em relação às informações da empresa e de seus clientes, pois utiliza criptografia e, em geral, sistema na nuvem, com acesso restrito.

7) Otimiza as suas decisões

A automação fiscal permite que o gestor tenha todos os dados e informações sobre a empresa, em um só lugar, em tempo real. Isso permite tomar melhores decisões quanto ao seu negócio e fazer planejamentos mais eficazes.

8) Eficácia tributária

A automação fiscal permite apurar, geral relatórios e entregar as obrigações fiscais de forma muito mais eficiente, e isso é algo que toda empresa almeja.  Todo o processo ocorre sem erros e não conformidades.

9) Antecipação de riscos fiscais

Com a automação fiscal, é possível identificar possíveis riscos para a empresa, uma vez que o sistema pode predizer as informações fiscais para o fato gerador, permitindo a correção das informações em tempo útil.

10) Personalização de regras tributárias

Geralmente, os sistemas de automação fiscal permitem criar regras para a geração de dados de escrituração, apuração e relatório de obrigações. O resultado é a compreensão mais dinâmica das informações por todos os envolvidos no processo.

Veja também: Custo do funcionário – Aprenda a calcular!

Gostou das dicas sobre automação fiscal? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.