Skip to content

Contabilidade Inovadora – Tecnologia e criatividade na crise

Um indivíduo em frente a um computador analisando gráficos financeiros, o que pode representar a aplicação de novas metodologias e tecnologias na área, em linha com o conceito de 'Contabilidade Inovadora'.

Você já ouviu falar de contabilidade inovadora? Inovar é uma necessidade do mercado atual para todos os segmentos produtivos, inclusive para a contabilidade. Uma empresa que deseja ter uma posição mais estratégica e competitiva no mercado, deve criar estratégias para o seu negócio com base na inovação.

Mas não adianta ter condições de ser inovadora se a empresa também não pode ter à disposição serviços inovadores e alinhados com o seu negócio. Desta forma, o gestor deve escolher opções de fornecedores inovadores, como no caso, a assessoria contábil.

Mas, afinal, o que é inovar?

Inovar é explorar com sucesso novas ideias e transformá-las em algo tangível. Não é fazer algo novo no âmbito individual, mas contribuir com algo novo para transformar a realidade de alguém.

Para tal, é preciso sair do padrão até mesmo em relação aos métodos de criação já utilizados. É uma perspectiva em relação ao negócio que deve ser contínua e envolver todas as equipes. Deve atrelar diferentes decisões e estar alinhada às metas e objetivos do negócio. A inovação não é simplesmente adotar novas tecnologias, mas sim uma nova mentalidade em que a tecnologia é um recurso importante.

Um grupo de três profissionais, uma mulher e um homem sentados e outro homem em pé, analisando documentos em uma mesa, refletindo o tópico 'O que é inovar' do post sobre 'Contabilidade Inovadora'.

Assim, quando a empresa tem como foco a inovação, ela precisa ter uma cultura organizacional agregadora para desenvolver diferenciais, uma vez que inovar é um fator que coloca a empresa em uma posição competitiva no mercado. Além disso, a inovação gera retornos para a empresa, seja aumento de faturamento, redução de custos, melhoria nas condições de trabalho, etc.

Transformação digital

Este apelo à inovação sempre existiu nas atividades humanas. Contudo, com o avanço da tecnologia, globalização e popularização dos recursos digitais, ocorrido nas últimas décadas, fez com que a inovação fosse uma condição para se manter no mercado, fruto de um movimento que conhecemos como transformação digital.

Transformação digital na contabilidade

Assim, empresas de todo mundo passaram a utilizar recursos cada vez mais digitais e investir em inovação como forma de responder às demandas do mercado. A inovação passou a ser um valor incondicional em todas as atividades e processos das empresas. Se ainda não é assim no seu negócio, mudanças terão que acontecer.

Novos modelos contábeis

Todos os segmentos produtivos passaram a ter a inovação como base, inclusive a contabilidade. Uma grande quebra de paradigmas aconteceu neste segmento. Agora, a contabilidade tem uma função mais abrangente e menos burocrática, que dá mais condições ao gestor de tomar decisões importantes para o seu negócio e apoiar a inovação nas empresas. Surgiram novos modelos de contabilidade, mais ágeis e dinâmicos, como é o caso, por exemplo, da:

  • Contabilidade consultiva – em que o atendimento é realizado por um contador que atua como consultor especialista para a empresa, apoiando o negócio em novas fases e em decisões mais estratégicas. Veja mais aqui!
  • Contabilidade híbrida – permite um alinhamento entre a contabilidade tradicional e o modelo on-line para melhor atender às empresas. Veja mais detalhes nesta página!
  • Contabilidade colaborativa – é destacada como o futuro da contabilidade e é pautada pelo uso de novas tecnologias e integração de dados contábeis, mediando a empresa, o Estado e o escritório contábil. Veja mais aqui!
  • Contabilidade digital – elimina distâncias e utiliza a tecnologia para integrar informações em tempo real e efetivar diferentes atividades da rotina contábil com mais precisão e dinamismo. Agora, você pode até abrir um negócio on-line com a assessoria contábil adequada, como é o caso da OSP Contabilidade. Veja mais aqui!

Por que contratar uma assessoria contábil inovadora?

A contabilidade inovadora é aquela que traz uma abordagem muito estratégica às empresas que desejam crescer e se tornarem inovadoras. Para tal, faz uso de recursos tecnológicos e da automação, que integram as informações contábeis, financeiras e tributárias do negócio em tempo real, para a melhor tomada de decisão.

Mas não é só isso: esta abordagem visa atuar de modo mais presente na definição de soluções para cada tipo de negócio, para que este tenha ainda mais condições de competitividade e de gerar seus diferenciais. Para tal, este modelo de contabilidade faz uso de abordagens sempre inovadoras e fora do padrão tradicional.

Se o objetivo do seu negócio é inovar, estar à frente e ser uma referência no mercado, terá que buscar o apoio mais adequado neste sentido. Assim, a contabilidade inovadora apoia também aquelas empresas cujo objetivo é sempre trazer algo novo ao seu público. Além disso, oferece menos custos.

Veja também: Transformação digital: O que é e com o isso pode otimizar a saúde financeira da sua empresa

O que achou das dicas sobre contabilidade inovadora? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Deixe um comentário com as suas dúvidas e considerações. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

2 Comments

  1. […] que permitem mais assertividade nas tomadas de decisões, são cada vez mais indispensáveis nas assessorias contábeis, que fazem o uso destas soluções no seu dia a dia, ampliando e diversificando o seu […]


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.