Há certo tabu ao lidar com clientes inadimplentes. É de fato uma situação delicada ao atender clientes que estão em atraso com seus pagamentos. Mas há algumas dicas efetivas para entrar em contato com o cliente devedor, com empatia e objetividade, contornando a situação e sem levar a situação para o jurídico. Veja mais a seguir!
1) Cobre os seus clientes inadimplentes sem medo
É um direito da empresa cobrar pelos serviços e produtos vendidos. Por isso, faça a cobrança sem medo e de forma cordial. Assim como o consumidor tem direitos inclusive durante a cobrança, a empresa tem respaldo jurídico de cobrar. A falta de pagamento também prejudica o crescimento do seu negócio e a contabilidade da empresa em geral. Por isso, conheça as determinações do Código de Defesa do Consumidor e outras leis e faça uma cobrança discreta, sucinta e clara.
2) Notifique o seu cliente inadimplente
Notifique o seu cliente inadimplente da situação de maneira formal e clara. O alerta pode ser feito por celular, por carta, e-mail e outros recursos. Deixe transparentes os prazos e envie a notificação de tempos em tempos, até um dia antes da finalização do prazo. Mantenha sempre na notificação as formas de contato. Esta etapa é importante para que a empresa se assegure da obrigação de informar o cliente sobre a dívida.
3) Treine a sua equipe para abordar adequadamente o cliente inadimplente
Muitas vezes a sua equipe da sua empresa é quem fará a cobrança. Por isso, treinamento e um protocolo de atendimento sobre estas situações é fundamental para evitar excessos, ameaças e outros erros passíveis de processos. É importante que os profissionais de cobrança sigam o Código de Defesa do Consumidor.
Gentileza e cordialidade podem ser também ferramentas úteis para chegar a um acordo com clientes inadimplentes. Caso não se chegue a um acordo, além dos órgãos de proteção ao crédito, é possível recorrer a um serviço especializado de cobrança.
4) Ofereça opções
Oferecer opções de pagamento e resolução da dívida é uma das estratégias mais eficazes diante de clientes inadimplentes. Por exemplo, um desconto para a quitação integral, parcelamento da dívida com juros justos, financiar através de bancos, etc. É importante que o dinheiro entre nas suas contas mesmo que aos poucos ou que seja parcial. É uma dica antes de envolver processos de cobrança mais pontuais.
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5) Utilize um sistema de cadastro
Um dica interessante é adquirir um sistema de cadastro de clientes que crie um histórico de cada um. Com isso, é possível verificar outros casos de inadimplência e separar os melhores pagadores dos demais, ou mesmo otimizar os prazos para que seus clientes paguem na data combinada.
Com estes dados é possível ainda elaborar ofertas e melhorar as condições, além de evitar falhas de pagamento. Há muitas ferramentas deste tipo no mercado, para todos os orçamentos, e é possível ainda trabalhar com planilhas, caso não queira investir em um sistema.
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