Atrair recursos constantemente é um dos desafios das entidades sem fins lucrativos em qualquer lugar do mundo. No Brasil não é diferente. Mas ações adequadas como o planejamento, a transparência financeira e contábil, uma estratégia de marketing assertiva e o uso de tecnologias digitais poderão impulsionar os resultados das organizações do Terceiro Setor. Veja 5 dicas a seguir!
1) Transparência financeira é essencial
A transparência financeira e contábil das entidades sem fins lucrativos é essencial para a captação de recursos. Para isso, é indicado que os gestores optem por uma assessoria contábil especializada, que possa produzir relatórios e evidências do controle de contas, além de criar direcionamentos assertivos a atuação da organização.
2) Marketing específico para entidades sem fins lucrativos
Uma entidade do Terceiro Setor, ou seja, sem fins lucrativos, é também uma marca no mercado. Por mais que seu foco não seja a lucratividade, ela precisa ser reconhecida socialmente, seja por pessoas e empresas, que possam participar das suas ações, mas que antes se sintam impelidas a fazê-lo. É preciso dar um sentido ao público, transmitir os valores da organização, apresentar a sua relevância social, as suas estratégias para que haja conectividade com o público, engajamento e acolhimento.
Desta forma, um planejamento profundo de marketing especializado é essencial, assim como as campanhas devem estar alinhadas com o cronograma da instituição e com a sua finalidade.
As organizações sem fins lucrativos podem usufruir de diversos benefícios para divulgar a sua causa e consequentemente atrair mais recursos. O Google, dentre outras empresas de tecnologias, disponibiliza ferramentas como Google Apps, em condição especial. Ele também entrega as entidades, através do Google Ad Grants, um orçamento para que as entidades faça a divulgação de seus projetos e propósito. Mais informações no link que segue:
Existem grandes oportunidade ao alcance da maioria das entidades, que infelizmente, por falta de conhecimento acabam não sendo aproveitadas.
3) Planejamento da captação de recursos
O planejamento é o primeiro passo para ter bons resultados. Vale ressaltar que os recursos podem ser físicos (dinheiro, doações de produtos, etc.) e humanos (trabalho voluntário). Para cada tipo de recursos, pode haver uma estratégia diferente. Estas são as atividades necessárias para o planejamento e execução da captação:
– Análise da necessidade e do contexto em que a organização está inserida
– Planejamento
– Pesquisa de fonte de recursos para a organização
– Estratégias de captação de recursos
4) Estratégias focadas na fontes de recursos
Sabe-se que na maioria dos casos as fontes de recursos de entidades sem fins lucrativos são:
– empresas
– fundações
– pessoas comuns
– agências internacionais de financiamento
– instituições locais
– governo
– venda de serviços e produtos
– eventos
– etc.
A dica é criar estratégias próprias de captação de recursos para cada um destes tipos de financiadores, apresentando resultados em uma linguagem mais aplicada. Por exemplo, a comunicação com o governo é diferente da comunicação que a instituição estabelece com as pessoas comuns.
5) O uso de tecnologias
Assim como qualquer empresa, a adaptação à Era Digital é também importante para as entidades sem fins lucrativos. O uso das tecnologias digitais é fundamental para divulgar as ações das ONGs, engajar as pessoas e a trazer retornos e recursos financeiros para a instituição. Além disso, determinados recursos permitem criar métricas e acompanhar os resultados das ações junto ao público e a captar dados que podem ser usados pelos gestores em sua tomada de decisão.
Divulgar, propagar ideias, envolver as pessoas, organizar as contas da instituição, fazer manifestos, desenvolver e entregar relatórios das atividades: há um sem número de atividades que podem ser impulsionadas imprescindivelmente pelos recursos digitais. Outra dica é usar os novos recursos digitais de captação, como é o caso do crowdfunding, em plataformas de financiamento coletivo, cada vez mais populares.
Veja também: Contabilidade para o Terceiro Setor – Como obter os melhores resultados?
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1 Comment
Somos de uma Associação em SP, somos voluntários porém temos gastos e conseguimos manter o mínimo q é água,Luz, IPTU, taxas cobradas, nossos recursos é dos próprios voluntários, Presidente,Tesoureiro e alguns colaboradores.
O material de vcs é importante gostei muito.
Temos pessoas enganjadas, porém não temos recursos, gostaria de orientação melhor como buscar esses recursos.
Temos o espaço físico próprio, queremos dar cursos, Escolinha de futebol nesse estamos procurando recursos para manter os Educação física.