Esta é uma dúvida muito comum entre os empresários brasileiros: a microempresa precisa de contador? Quais são as vantagens? E afinal, como contratar? A seguir, você confere algumas dúvidas e resoluções que farão a diferença em seu negócio!
É preciso de um contador para abrir uma microempresa?
Em suma, a lei garante que nenhuma empresa precisa de contador para realizar a sua abertura. Contudo, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) indicam que todas as empresas devam contar com um profissional de contabilidade registrado para acompanhamento e contabilização de sua movimentação financeira. O MEI (Microempreendedor Individual) é o único formato que foge à regra. As demais empresas, inclusive a microempresa, por lei, deve contar com um contador registrado.
O contador pode realizar os trâmites de abertura de empresa, indicar o melhor regime tributário e enquadramento social para o seu negócio, sendo que as microempresas – ME e EPP – empresas de pequeno porte devem ter o faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões ao ano.
Por exemplo, O balanço, os livros contábeis e os arquivos enviados digitalmente (SPED, DIRF, DCTF, entre outros) devem ser assinados por um contador com registro ativo no CRC.
Por que a microempresa precisa de um contador constantemente?
Como dito, é uma obrigação legal. É ele quem irá se responsabilizar pelo acompanhamento do seu negócio junto aos órgãos fiscalizadores. Deste modo, para responder pela contabilidade da empresa ao longo do tempo, um contador é necessário. No caso da microempresa, pode-se até abrir o negócio sem a ajuda do contador, sendo este muito indicado, mas na rotina da empresa ele será fundamental.
Há uma série de obrigações e demandas que devem ser atendidas na rotina de uma microempresa, e apenas um especialista pode ajudá-lo a conduzir este processo.
Além disso, o especialista em contabilidade pode orientá-lo em demandas estratégicas para a sua empresa. Ele tem muitos conhecimentos necessários para o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.
Que outras vantagens a microempresa tem ao contratar um contador?
As vantagens que um contador especialista pode oferecer à sua empresa são muitas:
- Abertura da empresa e obtenção do CNPJ
- Ajuda no enquadramento social e regime tributário mais adequados
- Indica vantagens e benefícios fiscais para o seu segmento
- Organização das rotinas diárias e mensais – contábeis, fiscais e financeiras
- Geração e organização de informações e relatórios
- Acompanhamento da saúde financeira da sua empresa
- Consultoria especializada e estratégica
- Regularização do negócio
- Efetivação de obrigações fiscais e contábeis
- Redução de custos de impostos
- Agilidade na gestão
- Acompanhamento do crescimento da empresa em fases
- Emissão de documentação relativa a este setor
- Entre outros benefícios.
Afinal, como escolher uma assessoria contábil?
Como já foi dito, a sua empresa possui aspectos administrativos, fiscais, tributários e contábeis bem específicos. Toda empresa possui estas demandas. A contratar um contador, você garante que todos estes processos sejam gerenciados e acompanhados por um especialista, tornando-o mais simples, seguro e ágil. Nesta matéria, já falamos dos cuidados que você deve ter ao contratar um contador – leia na íntegra!
No caso da OSP Contabilidade, por exemplo, os processos contábeis são geridos por tecnologia de alta performance, que permite a melhor tomada de decisão a qualquer momento. Além disso, a OSP trabalha com Contabilidade Consultiva, que é uma perspectiva estratégica e inteligente, em que o contador é um verdadeiro consultor, apontando oportunidades e vantagens para o seu negócio. Fale com a gente!
Veja também: Filmes sobre Contabilidade – 10 filmes para se inspirar
Gostou das dicas sobre como a microempresa precisa de contador? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!
1 Comment
[…] dica é sempre ter uma assessoria contábil de confiança à disposição do seu negócio, que possa orientá-lo quanto às estratégias de […]