Planejar é preciso! Inclusive em um momento como esse, pós pandemia.
A alma de uma empresa deve ser o seu planejamento. É ele que indica o rumo e engaja as pessoas envolvidas em um fim comum, tornando o previsto em realidade. O planejamento estratégico refere-se a um conjunto de recursos metodológicos empregado em definir o estabelecimento de metas e objetivos, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, visando o sucesso em curto, médio e longo prazo mesmo neste período incerto, pós pandemia do Covid.
Empresas e empreendedores brasileiros derrapam justamente na fase de criar ou rever o planejamento estratégico. É justamente a falta de planejamento que leva muitas empresas a fecharem as portas em pouco tempo de atuação no mercado – veja mais nesta matéria. Com a fase pós-pandemia de coronavírus, para a reestruturação de suas atividades normais ou ainda com os maiores ganhos e resultados, será preciso refletir sobre os caminhos e opções do seu negócio. E isso pode ser feito desde já!
O que é o planejamento estratégico?
Planejar consiste em decidir antecipadamente o que deve ser feito. Toda empresa planeja em alguma intensidade. O que conta é a clareza, o alinhamento com a sua realidade e sua visão de futuro.
É muito comum as empresas de economias mais estáveis fazer planejamentos de curto, médio e principalmente longo prazo, considerando 20 a 30 anos adiante. No Brasil, como o cenário é historicamente instável, é difícil para as empresas estabelecer metas por muito tempo. No entanto, é necessário, bem como é necessária a adaptação sem perder o foco de vista.
A gestão de empresas considera três diferentes elementos, que são o planejamento, a execução e o controle. Se o planejamento é inadequado, o controle é inócuo. Se o planejamento é adequado, mas o controle é baseia-se apenas na constatação, existe uma falha importante de retroalimentação.
O papel do contador
O ponto de partida é o planejamento estratégico, sendo este um mapeamento ambiental e avaliação das forças e limitações da organização. Para este mapeamento, será preciso recorrer aos dados e informações que a sua empresa possui.
Este tipo de planejamento envolve toda a organização, é direcionado principalmente ao longo prazo, tem foco no futuro e destino e se caracteriza pela ação global e molar. Além disso, é essencial para a melhor tomada de decisão.
O contador é essencial para estabelecer um planejamento estratégico pautado em números reais e na busca das melhores oportunidades – fale com um dos nossos especialistas para desenvolver o seu planejamento estratégico com mais assertividade.
O planejamento estratégico tem vantagens que vai além da lucratividade e tomada de decisão. Ele permite a maior transparência, a definição clara de responsabilidades, a toma de decisões antecipadas, otimiza a análise de processos, oferece maior entendimento sobre o negócio e autoanálise, entre outros benefícios.
Contudo, vale ressaltar que ainda assim é baseado em estimativas, requer a capacidade de adaptação, a execução não é automática e requer revisão, ainda mais em situações de crise, como é o cenário pós-pandêmico.
Como ter mais resultados com um planejamento estratégico assertivo?
Veja como ter mais resultados com o seu planejamento estratégico:
Defina o objetivo da sua empresa. O ponto de partida pode ser a definição de propósito e de missão, visão e valores da empresa. É algo que precisa ser claro, praticável e bastante alinhado com o futuro.
- Realize um diagnóstico profundo do mercado e do seu segmento, considerando amaças e oportunidades.
- Faça uma análise do seu negócio, considerando os números de anos anteriores e expectativas, bem seus pontos fortes e fracos.
- Defina as estratégicas que serão usadas por todos da empresa para o atingimento de metas.
- Como não há planejamento sem ação, construa um plano de ação consistente e realista, com detalhes.
- Tenha ferramentas de planejamento, implementação e controle para poder monitorar seus resultados de perto. Há softwares específicos para esta tarefa, bem como você pode usar planilhas para isso. Use a tecnologia ao seu favor!
- Busque considerar ações concretas que impulsione o seu negócio mesmo em um cenário pós-pandêmico. Na crise há muitas oportunidades disponíveis e possibilidades de crescimento.
- Tenha uma consultoria contábil à sua disposição para incrementar ainda mais o seu planejamento estratégico.
- Não se esqueça também de realizar o plano tático e operacional.
O que achou das dicas sobre planejamento estratégico? Deixe um comentário e compartilhe os conteúdo da OSP Contabilidade nas suas redes sociais. Siga-nos no Instagram!
0 Comments
[…] Veja também: Planejamento estratégico para empresas pós-pandemia de coronavírus […]