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5 dicas para enfrentar a concorrência das indústrias chinesas

A imagem ilustra uma cena de um porto de carga com grandes contêineres empilhados, muitos deles marcados com a inscrição 'China Shipping'. Dois trabalhadores com capacetes e uniformes de segurança caminham em primeiro plano, indicando atividade industrial e comércio internacional. A fotografia representa visualmente os desafios mencionados no post '5 dicas para enfrentar a concorrência das indústrias chinesas'.

Veja como competir com os produtos chineses no mercado nacional

A muitas décadas, a indústria brasileira se depara com um forte concorrente em atuação no mercado nacional: o produto chinês. Se depara ainda com um sistema burocrático que não ajuda em nada na concorrência contra os produtos asiáticos, mas baratos e abundantes em todos os segmentos. Com o passar dos anos, a China passou a investir mais em qualidade e em produtos tecnológicos, muito procurados pelos brasileiros. Ficou ainda mais difícil para a indústria nacional concorrer com eles.

E por mais que os produtos chineses sejam uma pedra no sapato do empresário da indústria brasileira, há algumas ações que podem render bons resultados. Veja a seguir 5 dicas para ter mais vantagens sobre a concorrência chinesa.

1) Potencialize a gestão financeira e contábil

Gestão financeira, contábil, de pessoas e de processos: todos os processos devem ser integrados e alinhados com a proposta da empresa. Nem sempre esta é uma prioridade dos gestores da indústria, mas diante de um mercado tão competitivo, não dá para negligenciar a integração de todos os setores da empresa.

Para isso, uma solução interessante são os sistemas digitais desenvolvidos para a indústria, em que é possível cadastrar dados de todas as etapas e processos da empresa em um só lugar, com segurança, fornecendo dados em tempo real para que os gestores tenham melhor poder de decisão.

2) Efetive processos mais enxutos

O que é possível fazer hoje para que a sua produção seja mais dinâmica, ágil e enxuta? Há várias metodologias que podem ser aplicadas de modo estratégico, como a chamada Lean Manufacturing. Há ainda algumas ações que podem ser efetivas para fazer frente à concorrência, como a gestão de estoque, aplicação de boas práticas de redução de riscos, acidentes e de manutenção preventiva, rotinas de qualidade em função da melhoria contínua, etc.

3) Busque parceiros e vantagens para a produção

Os produtos chineses são mais baratos, pois há um grande respaldo e incentivo do governo, seja nos tributos, nos impostos e políticas de contratações e em outros aspectos, que tornam a matéria-prima mais barata e a produção mais em conta, permitindo produzir muito mais do que qualquer país.

Estatua colorida de um dragão em telhado cerâmico, representando arte e cultura chinesas, destacada no tópico 'Busque parceiros e vantagens para a produção' do post '5 dicas para enfrentar a concorrência das indústrias chinesas'.

Uma dica para competir com estes produtos é buscar parceiros, principalmente entre os fornecedores, e vantagens para a sua empresa, juntamente com uma assessoria contábil especializada na indústria. A configuração certa do seu negócio e o apoio mútuo entre diferentes players do processo produtivo pode render ótimas oportunidades.

4) Invista em tecnologia

Uma forma de competir com os produtos chineses é produzir alicerçado na tecnologia. Os produtos chineses vêm avançando neste quesito e há uma grande necessidade da indústria brasileira frente à transformação digital. De qualquer forma, adquirir tecnologias e metodologias ágeis de gestão já é uma necessidade. A novidade é que em termos de tecnologia, que avança a cada dia e que se torna cada vez mais acessível, é neste território justamente que é possível que as empresas nacionais, em especial a indústria, encontrar um espaço de competição e superação.

5) Marca nacional como diferencial na divulgação

Como ocorre em muitos outros países que também concorrem com os chineses em seu próprio território, uma forma de competir é buscar validação junto ao público de um produto genuinamente nacional, que traga esta referência em nas estratégias de marketing. Pode ser uma saída para o seu negócio, ainda mais em se tratando de produtos prontos para o consumo.

Veja também: Segurança da Informação e Contabilidade – Como ter lucro e evitar riscos

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Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

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