Skip to content

Contabilidade 2022 – Quando é hora de contratar um consultor?

A imagem mostra as mãos de uma pessoa utilizando um tablet sobre uma mesa com papéis, simbolizando a modernidade e a digitalização na 'Contabilidade 2022'.

Você sabe qual será uma das grandes tendências da Contabilidade 2022? A Contabilidade Consultiva, aquela em que o contador especialista tem a função de consultor, oferecendo mais que orientações sobre a burocracia do seu negócio: dando um direcionamento estratégico. Mas qual é a hora certa para contratar um consultor? Veja mais a seguir!

Contabilidade Consultiva – O que é?

Como você deve saber, há consultoria de todos os tipos e áreas do conhecimento. Não é diferente com a Contabilidade, que a cada ano se torna mais estratégica. Há uma grande procura por serviços de consultoria pelos resultados que oferecem pouco tempo. Além disso, um consultor pode indicar um modelo de atuação a ser seguido pela empresa por muito tempo. Logo, é um ótimo custo-benefício.

A Contabilidade Consultiva, por exemplo, é um tipo de atendimento contábil muito além da assessoria. É quando uma empresa contrata um contador especializado que tem a função de consultor, acompanhando o negócio em suas decisões estratégicas, muitas vezes apontando oportunidades e caminhos mais econômicos e lucrativos.

Empresas de todas as dimensões e segmentos, atualmente, têm optado por contratar escritórios de contabilidade que oferecem um atendimento mais personalizado e estratégico – como é também o caso da OSP Contabilidade.

Contabilidade 2022 – Quando contratar um consultor especialista?

Uma dúvida frequente dos gestores é justamente quando optar pelos serviços de um consultor especialista. Não há uma regra para isso, embora a qualquer momento uma empresa pode mudar de contador, buscando por mais diferenciais no serviço. Contudo, há algumas situações, verdadeiros sintomas, em que o negócio apresenta a necessidade de um consultor.

Quando há problemas tributários e financeiros

Esta é um dos principais motivos para optar pela Contabilidade Consultiva, pois a saúde do seu negócio já está em risco. Muitos gestores ignoram as questões tributárias a serem resolvidas e, além de perder em produtividade e lucratividade, a empresa perde em multas e tributos, que podem ser caras e podem interditar as suas atividades. Um consultor pode ajudá-lo a entender os problemas e suas soluções.

Quando o seu negócio enfrenta dificuldades

Nem sempre a saída aparente para um problema é a melhor saída. Se a sua empresa passa por dificuldades de qualquer tipo, seja nas finanças, na captação de clientes, ou de crescer de um modo geral, é hora de contar com um consultor contábil. Ele poderá apontar oportunidades e apoiá-lo na sua tomada de decisão.

Pode ser que você já tenha tentado de tudo para otimizar o seu negócio e não achou soluções eficientes. Um especialista externo poderá ter uma perspectiva mais abrangente do que fazer. Desta forma, o contador consultor irá compreender onde está a sua empresa e onde ela quer chegar, mapear os problemas e desafios, analisar as opções tributárias e contábeis mais eficientes – regime tributário e enquadramento social – vai criar um plano de ação e acompanhar a sua empresa nas decisões.

Quando você não tem noção de como dinamizar os processos do negócio

Para ser mais eficiente e ter mais resultados, provavelmente terá que mexer nos processos da empresa. A gestão de processos é uma área em que muitos gestores têm problemas. Isso porque os processos estão interligados. Se os clientes reclamam dos produtos (por exemplo, a falta de produtos), mesmo que a empresa tenha um atendimento eficiente (há vendas), é preciso mexer na cadeia para favorecer a produção.

Não consegue mensurar os resultados

Todo trabalho feito deve ser mensurado, ou seja, deve ter seus meios e indicadores para ver o que está funcionando ou não, como está a produtividade e os retornos do negócio. Logo, ao planejar a Contabilidade 2022 da sua empresa, considere a Contabilidade Consultiva!

Por exemplo, quando a empresa cresceu rapidamente – como ocorre com as startups – muitos aspectos ficam sem ser mensurados, o que é um erro. Há poucas condições, neste caso, de trabalhar melhor com o caixa excedente, quem deve-se contratar, quais as melhores opções contábeis e tributárias, etc.

Veja também: Gestão a Distância – O que a OSP Contabilidade aprendeu com a pandemia?

Gostou das dicas sobre Contabilidade 2022? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

ads-osp

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.