Há muitas formas de garantir que a sua empresa tenha os melhores resultados no setor fiscal e financeiro. Uma delas é contar com a tecnologia. Por exemplo, a automação fiscal é a realidade de muitos dos negócios que mais crescem no Brasil. Afinal de contas, em um cenário tão competitivo, não é possível dedicar horar e recursos dedicados ao fisco. A seguir, veja algumas vantagens da automação fiscal!
O que é automação fiscal?
Você sabia que além de tempo o gestor brasileiro gasta em média 1,5% de todo o seu faturamento anual com automação fiscal? Isso em boas condições, pois quando ocorrem erros, os riscos elevam os custos. Trata-se de uma série de ações e atividades muito burocráticas, que levam as empresas a buscarem soluções ágeis, assertivas e enxutas.
Para isso surgiu a automação fiscal, que efetiva estas ações a partir de recursos tecnológicos e inteligentes, a fim de gerir e realizar tarefas repetitivas do setor fiscal, deixando os colaboradores mais livres para atuarem de forma estratégica.
Este processo ocorre por meio de computadores e softwares e visa principalmente o preenchimento de notas fiscais, lançamentos, baixas, documentação e registro de atividades, entre outras facilidades. Você pode otimizar o processo na sua empresa ou contar com uma assessoria contábil que ofereça estes recursos – como é o caso da OSP Contabilidade, empresa situada em Campinas, que atende negócios de todo o Brasil.
A seguir, confira 10 vantagens oferecidas pela automação fiscal!
1) Ganho de tempo e agilidade
Nenhuma empresa tem tempo a perder, pois isso custa dinheiro. Desta forma, o ganho de tempo e atividades estratégicas é um benefício imediato da automação. Bastam alguns comandos que o sistema passa a registrar, enviar, conferir e armazenar as informações fiscais. A pesquisa por informações também se torna mais fácil.
2) Simplicidade nos processos
Quanto mais simples e enxuto o processo, mais ágil ele é. Uma vez otimizado o processo fiscal, toda a empresa se beneficia, pois as informações ficam à disposição em tempo real e outros processos se tornam também mais ágeis e fáceis de lidar.
3) Redução de riscos e falhas
Os processos fiscais manuais oferecem muitas falhas e erros, que podem resultar em multas, taxas e perdas de divisas. Com a automação fiscal, não há comprometimento do trabalho humano e os riscos são bastante reduzidos.
4) Gestão à distância
Certamente, esta é uma grande vantagem da automação fiscal. Todo o processo ocorre remotamente, bastando o acesso à internet para integrar os computadores e aplicativos da empresa. Todas as informações do processo fiscal também são integradas e disponibilizadas em tempo real.
5) Redução de custos
Esta também é uma das vantagens principais da automação fiscal. O processo automatizado é muito mais em conta que o processo realizado por colaboradores. Além disso, é mais rápido, o que permite uma performance produtiva muito melhor. Oferece à empresa maior valor agregado e reduz perdas em relação aos erros e falhas.
6) Segurança jurídica
Ter em dia todos os documentos fiscais é algo essência. A automação fiscal permite ter mais segurança em relação às informações da empresa e de seus clientes, pois utiliza criptografia e, em geral, sistema na nuvem, com acesso restrito.
7) Otimiza as suas decisões
A automação fiscal permite que o gestor tenha todos os dados e informações sobre a empresa, em um só lugar, em tempo real. Isso permite tomar melhores decisões quanto ao seu negócio e fazer planejamentos mais eficazes.
8) Eficácia tributária
A automação fiscal permite apurar, geral relatórios e entregar as obrigações fiscais de forma muito mais eficiente, e isso é algo que toda empresa almeja. Todo o processo ocorre sem erros e não conformidades.
9) Antecipação de riscos fiscais
Com a automação fiscal, é possível identificar possíveis riscos para a empresa, uma vez que o sistema pode predizer as informações fiscais para o fato gerador, permitindo a correção das informações em tempo útil.
10) Personalização de regras tributárias
Geralmente, os sistemas de automação fiscal permitem criar regras para a geração de dados de escrituração, apuração e relatório de obrigações. O resultado é a compreensão mais dinâmica das informações por todos os envolvidos no processo.
Veja também: Custo do funcionário – Aprenda a calcular!
Gostou das dicas sobre automação fiscal? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!
No comment yet, add your voice below!